Desenvolvendo pessoas com a melhoria contínua

O tema da melhoria contínua vem sendo muito abordado pelas empresas neste momento caótico do mundo.

Está mais do que claro que todas as empresas precisam ganhar eficiência, reduzir custos e aumentar sua participação no mercado, mas a verdadeira melhoria contínua vem com o desenvolvimento das pessoas, antes de desenvolver empresas.

Mas como assim?

Vamos lembrar o que é melhoria contínua na sua essência:

Melhoria contínua é a técnica adotada por empresas para identificar falhas e problemas em seus processos para:

  • Ganhar eficiência operacional, com qualidade e velocidade;
  • Eliminar problemas, retrabalhos e falhas de comunicação;
  • Reduzir custos e aumentar os lucros;
  • Tornar seus produtos e serviços cada vez melhores;
  • Promover o engajamento das pessoas e melhorar as lideranças.

É o processo de fazer uma situação passar de um estado para outro considerado melhor.

É uma transformação na mentalidade das pessoas e das empresas, direcionada à evolução de carreiras e negócios.

Estudos comprovam que cerca de 40% de tudo que fazemos em nossos processos são desperdícios em atividades que não agregam valor para processos e clientes. (Fonte: W. Edwards Deming, mestre na gestão de qualidade, reconhecido pela melhoria de processos produtivos nos Estados Unidos e no Japão.)

E temos que lembrar que os processos nas empresas brasileiras são em sua maioria ineficientes, complexos e com desperdícios, o que faz com a produtividade média de um brasileiro seja bem inferior à de países como Estados Unidos, Coréia do Sul, Japão, Alemanha e outros. (Fonte: Confederação Nacional da Indústria. 2020)

Aqui, não podemos deixar de falar do Lean Thinking, ou pensamento enxuto.

Dentre as várias metodologias e frameworks de melhoria, destaca-se o Lean Thinking, que talvez você já tenha ouvido falar com o termo “Lean Manufacturing”, adotado por empresas como Ford e Toyota como seu sistema de gestão empresarial na busca por eficiência e competitividade.

Identificar problemas e desperdícios e saber como resolvê-los é a premissa da Filosofia Lean, um sistema de gestão que muda a realidade da empresa e conduz os negócios ao sucesso.

O  Lean busca identificar e eliminar problemas, perdas e desperdícios nos processos e direcionar a empresa ao seu “norte verdadeiro”, ou seja, seus objetivos, sem perder o foco:

Esta figura representa a essência do pensamento enxuto, sendo a principal base para a melhoria contínua.

E é aqui que fazemos a conexão com o desenvolvimento pessoal.

O processo de melhoria contínua é sobre pessoas. Ele precisa ser criativo, investigativo, visual e dar espaço para a inovação.

Ainda, este processo precisa trazer clareza, diversão, engajamento e prover um ambiente colaborativo, com as pessoas abertas à novas experiências e que possam sentir-se à vontade para participar e opinar.

Por isso falamos que a melhoria contínua está completamente associada às emoções das pessoas envolvidas na jornada.

Uma das maiores reclamações que eu recebo de alunos neste processo é a falta de engajamento das pessoas. Elas não acreditam. Elas não realizam. Elas não dão ideias.

Então, eu faço algumas perguntas chave:

  • Como elas estão se sentindo?
  • Como é o ambiente onde elas trabalham?
  • Elas têm abertura para expor suas ideias, sem críticas e prejulgamentos?
  • A cultura da empresa é de resolver problemas ou apontar culpados?
  • Elas sabem qual é o seu propósito, seu papel? Sabem por que levantam da cama e vão para seu trabalho?

Por isso que a base fundamental do Lean Thinking é o respeito pelas pessoas. Respeitar as pessoas não é somente ser gentil, empático e respeitoso. É além disso. É por exemplo, respeitar o intelecto de cada pessoa e deixar espaço para que seus potenciais possam ser libertados.

A melhoria contínua nos força a refletir sobre estes pontos. Como cuidamos das nossas equipes? Como extraímos o melhor das pessoas? Como não perdemos talentos e capital humano para os concorrentes?

É aqui também que as lideranças entram em xeque-mate.

Líderes aprendem a liderar melhor, porque agora eles entendem que seu papel não é ter todas as respostas, mas sim, aprender a perguntar.

Eles entendem que os verdadeiros protagonistas são as suas equipes e compreendem que devem almejar uma liderança inspiradora, que apoia, orienta, desata nós do dia a dia e direciona sua equipe para o lado certo.

Nesta jornada pela melhoria contínua, os líderes devem usar técnicas e ferramentas para suportar a sua gestão e descer do salto alto da perfeição intocável: entender que nenhum líder é perfeito e com isso, superar os clássicos 5 desafios de qualquer equipe:

    1. A falta de confiança;
    2. O medo do conflito saudável;
    3. O comprometimento deixado de lado;
    4. A ausência da responsabilidade;
    5. O impacto nos resultados.

Por isso que melhoria contínua é sobretudo sobre pessoas, não sobre organizações.

Precisamos mudar nossa forma de pensar e agir.

Uma jornada de melhoria contínua começa tocando o coração das pessoas e sensibilizando as lideranças. Somente depois disso, partimos para ferramentas e cálculos.

Este é um dos maiores erros que eu vejo neste processo. É por isso que entram e saem consultorias e treinamentos e no final disso tudo, a empresa fica com a sensação de que o que era para ser uma jornada com um voo bem alto, virou um voo de galinha.

Por Vilson Fogaça

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